Nas últimas décadas, a técnica de liberação miofascial tem sido uma das estratégias mais utilizadas nas academias e estúdios, o termo compreende a terapia manual com o objetivo de aliviar qualquer tipo de restrição fascial. E a pressão aplicada pode promover uma melhora na amplitude de movimento entre outros benefícios. A auto liberação miofascial é um tipo de liberação realizada pelo próprio indivíduo utilizando alguns acessórios adequados.
A auto liberação pode garantir respostas fisiológicas, como ativação do músculo, aumento do fluxo sanguíneo, melhora da flexibilidade, a utilização antes da atividade pode melhorar a performance, assim como afirma Carvalho (2017).
Portanto essa estratégia pode ser adotada antes de treinamentos ou competições, o efeito agudo pode permitir a desativação de alguns pontos gatilhos melhorando as respostas neurais. A longo prazo pode diminuir os quadros álgicos e, combinado ao exercício físico, pode promover a redução de lesões relacionadas à atividade praticada.
Para garantir qualidade de vida sem lesões todo recurso é indispensável. Na corrida de rua, a auto liberação miofascial se faz necessária diariamente. Caso não conheça essa prática, procure e experimente, os resultados podem ser surpreendentes.
Raphael Galhardo
Fisioterapeuta – Sócio-diretor Upper Run