Educativos na corrida

Imagine um automóvel rodando com um pneu murcho e todos os problemas que isso pode acarretar em uma longa viagem. Imaginou? Pois é, serão os mesmos problemas pelos quais um atleta passará, caso o movimento não esteja correto e coordenado durante a corrida.
E para que isso ocorra, os exercícios educativos são usados por todos os atletas do mundo, do iniciante ao profissional, exaustivamente, para melhorar a postura, aumentar a velocidade e diminuir a probabilidade do surgimento de lesões.  Aumentar a amplitude da passada e diminuir o tempo de contato do pé com o solo gerará economia de movimento e menor gasto energético, obtendo-se melhor desempenho.
Quanto mais específico for o exercício para melhorar e corrigir o movimento da corrida, melhor será o resultado. Olha só quais “educativos” a Upper Run utiliza para treinar seus clientes. Atente que cada exercício atende, especificamente, a um objetivo:

– Dribbling: fortalece e aumenta a mobilidade dos tornozelos, educando o corredor a tracionar o solo para obter o movimento;
– Skipping: corrige e aumenta o tamanho da passada, fortalecendo as coxas e melhorando a impulsão;
– Anfersen: corrige a parte posterior do movimento da corrida aumentando a flexão dos joelhos, também melhora o movimento de tracionar o solo;
– Hope e Hopserlauf: fortalecem as coxas, melhoram a postura do quadril e a impulsão;
– Soldadinho ou Kick out: aumenta a amplitude da passada e educa a tracionar o solo;
– Ankle Bounce ou Saltitos: fortalecem as panturrilhas, melhoram o equilíbrio e a impulsão e diminuem o tempo de contato com o solo.

Esses exercícios podem ser praticados antes da corrida ou à parte, se necessário. É importante a identificação, no atleta, da menor eficiência do gesto motor para, assim, encontrar o melhor exercício educativo e obter a correção.
Na Upper Run, orientamos todos os clientes, com relação a prática dos educativos, para obtenção de resultados e diminuição da probabilidade de lesões. Como já dizia o coach de corrida, “quando um atleta tem uma boa técnica e passa correndo, temos a sensação de estar deslizando”. É isso que buscamos para nossos clientes.

Bruno Orsetti, sócio-diretor da Upper Run.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

© 2019 Grupo Upper Life - Bem-Estar Corporativo. Todos os Direitos Reservados.