A massagem é um instrumento da área da saúde onde as metodologias são regionalizadas e inerentes a um povo, um país ou uma região geográfica. Divide-se em dois grandes conceitos, energético e fisiológico. Ambos buscam a melhora orgânica, mas o primeiro com a reorientação da energia vital (chi, Ki, prana), e o segundo com a melhora vascular, eliminação de metabólitos e relaxamento dos tecidos moles.
O Reiki é uma técnica energética iniciada no Tibete, século VII, por monges, para a redução do estresse. Esta técnica se utiliza da imposição das mãos e símbolos para fazer fluir a energia vital pelo corpo.
A Revista Latino-Americana de Enfermagem publicou, em 2016, um artigo que comprovava a eficácia da massagem e do Reiki para a diminuição do estresse e ansiedade em 122 pacientes que foram acompanhados em oito sessões, durante um mês. Os pacientes foram divididos em três grupos: Massagem+Repouso (G1), Massagem+Reiki (G2) e o grupo Controle (G3) sem intervenção. No estudo, o G2 (Massagem+Reiki), reduziu em 24% os níveis de estresse, comparado ao G1 (Massagem+descanso) e 33% comparado ao G3 (Controle).
O estudo realizado em São Paulo, Brasil, intitulado ‘Massage and Reiki used to reduce stress and anxiety’ por Kurebayashi et al, (‘Massagem e Reiki usados para reduzir o estresse e a ansiedade’) comprovou a eficácia do método, o qual pode ser usado para melhorar a qualidade de vida.