Tá parado? Quer voltar a correr? Então, vem comigo!

Sempre depois de um período de descanso – como as férias de final de ano, por exemplo – o corpo necessita de estímulos controlados para a rápida retomada das atividades do dia a dia. Voltar a se movimentar requer cuidados.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de British Columbia (Canadá), nós somos “fisiologicamente preguiçosos”. A pesquisa mostrou que, quando realizamos qualquer esforço físico, o organismo trabalha tentando utilizar o mínimo esforço possível – ou seja, se você não tiver força de vontade, ele vai transformá-la numa eterna sedentária. Essa moleza fisiológica faz o metabolismo trabalhar cada vez mais devagar, estocando gordurinhas em locais indesejados. Outra pesquisa, desenvolvida pela Universidade de San Diego (EUA), concluiu que, quanto mais realizamos atividades sedentárias, como ficar no sofá vendo TV, mais os genes responsáveis pela obesidade atuam em nosso organismo – e, claro, mais engordamos.

E aí, consegui te assustar ou te incentivar com essas informações? Independente da sua resposta, vem comigo!

Os exercícios físicos como caminhada (Ferreira, 2016), corrida, bike, transport, natação ou qualquer outra atividade do tipo precisam ser praticados com baixa intensidade e entre média e longa duração para que o corpo lembre, aos poucos, do exercício, caso a pausa tenha sido pequena. Agora, se você estava em uma pausa maior, iniciar com um ritmo bastante cadenciado com baixa intensidade é melhor ainda. Procure orientação de um profissional de Educação Física especializado.

Sempre falo para os nossos clientes: sempre é possível! Escute seu corpo quando retomar os treinamentos ou resolver começar a se exercitar. E, o mais importante: acredite que você pode e tudo vai fluir naturalmente.

A esteira é uma alternativa para quem deseja praticar exercícios físicos ou retornar após um período sem treinos. As características do equipamento vão ajudar a minimizar os riscos de lesão no quadril, joelhos e coluna: inclinação de até 15 graus, velocidade que pode variar entre 8 km/h e 20 km/h e os amortecedores  são o cenário ideal para você começar ou recomeçar.

Atividades como Yoga, Meditação, Shiatsu, Mindfulness também podem ser escolhidas para iniciar um ciclo mais saudável. Ou ainda trabalhar em paralelo com as modalidades da sua preferência.

A massagem é outra opção para um pós-treino de retomada: relaxa e solta a musculatura trabalhada. Não deixe de praticar uma leve corrida ou caminhada no dia seguinte para oxigenar os tecidos musculares e melhorar eventuais dores futuras.

Não descuide da alimentação, hidratação e descanso adequado, eles também fazem parte do processo.  São variáveis de extrema importância para facilitar a recuperação do treinamento (Stafford, 2005).

E lembre-se, para iniciar um ciclo de treinos, é muito importante que você passe por uma avaliação médica que lhe dê liberação para a prática de exercícios físicos.

Ótimos treinos pra você, com saúde e equilíbrio!

Coach Upper Run

Gostou do Conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

© 2020 Grupo Upper Life - Bem-Estar Corporativo. Todos os Direitos Reservados.