Em nosso dia a dia, o que mais temos são motivos para não treinarmos: horários estendidos no trabalho, viagens, questões pessoais, trânsito e por aí vai. E é aí que entra esta importante aliada para evitar que você deixe de treinar: a esteira! E ela pode também ser usada ainda como um recurso para os treinos em dias frios, quentes demais ou chuvosos.
Mas a esteira vai além, se a encararmos como uma ponte estratégica para o início da vida como corredor, já que a corrida possui um percentual muito alto de lesão (Lopes, A.2014). Este equipamento traz ainda uma vantagem para o processo dos iniciantes em corrida: os amortecimentos: ela proporciona a minimização dos impactos comparados com a corrida no asfalto.
O leque de possibilidades para se adquirir uma esteira são enormes: você encontra equipamentos a partir de pouco mais de 1 mil Reais até R$ 40 mil. Todas essas opções e níveis diferentes de produtos têm correlação com a capacidade de minimizar os impactos no corpo durante o uso.
Apesar de ser um dos equipamentos mais conhecidos dentro das academias, ainda flagramos alguns erros comuns em todos os praticantes: andar ou correr segurando no equipamento e o baixo nível de atenção, causado pela monotonia do exercício. Assim, acidentes na esteira ocorrem com frequência e, para se prevenir, foque na técnica e na respiração: duas frentes muito importantes na corrida.
Como em qualquer exercício físico, o aquecimento antes é primordial: comece com velocidades menores e vá aumentando a velocidade de maneira contínua. Dessa forma, você vai aumentando gradativamente a frequência cardíaca, elevando a temperatura corporal, aumentando a circulação sanguínea e, como consequência imediata, diminuindo os riscos de lesão.
O tempo de aquecimento pode variar conforme a temperatura do ambiente: quanto mais baixa a temperatura, mais tempo de aquecimento é recomendado. Mas, lembre-se de procurar orientação de um profissional de Educação Física formado. Um profissional especializado tem mais capacidade de prescrever exercícios físicos com qualidade.
Bons treinos!
Adriano Cunha