Importância dos educativos

O movimento da corrida demanda uma técnica e, acredite, se quiser, a caminhada também….
.
Ao executá-la corretamente, o praticante economiza energia para utilizar na corrida ou até para caminhar mais e melhor. A execução correta da caminhada também consegue poupar as articulações, músculos e tendões, evitando, assim, o risco de lesões. Os treinos com educativos têm o objetivo de melhorar a eficiência da mecânica do movimento do praticante, diminuindo o desgaste e aumentando a sua performance.
.
De uns anos para cá, em decorrência da falta de exercicios básicos nas escolas, nos deparamos com uma geração que inicia a corrida depois da idade adulta. Naturalmente, essa e/ou outras lacunas, vão impactar em lapsos na execução dos movimentos necessários para correr. Somados a isso, o praticante pode ainda sofrer com a sobrecarga nas articulações do corpo que não estão preparadas adequadamente para receber todos os impactos da atividade.
.
Algumas pesquisas de biomecânica indicam que, numa prova de 10 km, o corredor chega a ter, no mínimo um desgaste 20% maior por conta de uma mecânica de movimento ineficiente. E esta frente esta relacionada com o impacto, afinal um técnica mais eficiente fará o praticante correr gerando menos impacto no seu corpo e articulações.
.
Estudos mostram que o impacto pode variar de 3 a 5 vezes o peso corporal do praticante (Brown 2014), e os educativos entram nesse escopo de prevenção. Para prevenir lesões, é importante que os praticantes realizem trabalhos específicos para melhorar a consciência corporal do corpo todo e não somente dos pés. E os educativos podem ajudar bastante nisso.
.
Por isso que nós, da Upper Run, vamos sempre estimular e defender a prática de corrida ou caminhada com a orientação de um profissional da Educação Física especializado.
.
Bom treino!
Adriano Cunha
Fundador Upper Run

Gostou do Conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email