Oriente seus filhos e fuja da Obesidade Mórbida Infantil

Você sabia que existe o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil? Sim, celebrado dia 3 de junho, o objetivo desta data é alertar às famílias sobre os cuidados para combater esta doença que afeta milhares de crianças em todo o mundo.

No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma em cada três crianças, entre cinco e nove anos, está acima do peso. Diante de números tão alarmantes, nós da Upper Kids, nos sentimos no dever de alertar e, desta forma, contribuir com a sua família, principalmente, agora, neste período em que as crianças estão impedidas de praticar Educação Física nas escolas e outras atividades extracurriculares, como natação, corrida ou futebol.

O Ministério da Saúde ainda alerta que crianças obesas têm chances de virar adultos também obesos. A consequência de obesidade na infância para a vida adulta é o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que podem matar precocemente no período de grande produtividade na fase adulta.

Estudos recentes apontam que crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e adolescentes obesos têm 89% de chance de serem adultos obesos.

Mas é possível ajudar nossas crianças a não passarem por este cenário desconfortante. Comece substituindo alimentos de fast-foods por uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes naturais com verduras, legumes, frutas e líquidos. Esta é uma das dicas essenciais para combater a obesidade mórbida. Potencialize os efeitos da alimentação saudável com a prática de exercícios físicos: novos hábitos contribuirão para diminuir os riscos de doenças.

A prática regular de exercícios físicos é uma recomendação importante que a maioria das pessoas tem deixado de lado. E os números comprovam: quatro em cada cinco jovens entre 11 e 17 anos são considerados insuficientemente ativos pela Organização Mundial de Saúde.  Atualmente, a OMS recomenda que crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos pratiquem, pelo menos, 60 minutos diários de atividade física, em nível moderada a intensa. E, pelo menos, três vezes por semana, os exercícios devem incluir uma atividade que fortaleça os músculos e os ossos.

Sabemos que as crianças seguem exemplo, ou seja, fazem aquilo que lhes é orientado dentro e fora de casa. Embora, muitas vezes não saibam direito o que e porquê estão fazendo, então, cabe a vocês, pais ou responsáveis, ensiná-los e orientá-los a desenvolver hábitos saudáveis.

Desejo uma vida mais saudável para todos.

Pablo Guerra

Coach Upper Kids

Gostou do Conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email